
Uma família. Uma casa. Rotinas. Pormenores. Uma espécie de diário. Um blog simples.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
O verdadeiro significado do Natal

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
+ Postais de Natal


Vinagre de champanhe

Em vez de deitar fora os restos de champanhe da passagem de ano, use-os para fazer vinagre.
Segundo a Martha Stewart é só despejar o champanhe em frascos de boca larga e deixá-los abertos à temperatura ambiente; após algumas semanas obtém-se vinagre de champanhe.
Este vinagre pode ser armazenado, fechado, por um prazo de seis meses.
Com o resultado desta experiência pode fazer-se molho de vinagrete. Receita aqui.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Fritos de Natal

domingo, 27 de dezembro de 2009
E depois do Natal...
Ontem foi dia de relaxar, de dormir. Hoje foi dia de arrumações. Arrumar a casa, as louças nos sítios, os presentes e o lixo que se acumulou. E nestas arrumações não custa muito pensar no ambiente.
No site http://eartheasy.com/give_sustainchristmas.htm podemos tirar algumas dicas, tais como reutilizar/reciclar as embalagens dos presentes, os laços e fitas ou o equipamento eléctrico e electrónico que vamos deixar de usar porque recebemos coisas novas.
Não vamos deixar para o início de um novo ano as boas resoluções, quando podemos começar já!
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Christmas Cheer
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Countdown to Christmas
Mas antes do Natal isso não vai ser possível. Esta noite espera-me uma maratona de embrulhos e etiquetagem (deixei para o fim). O maridinho comprou os 2 últimos presentes ontem, porque eu já não conseguia sair de casa e enfiar-me em centros comerciais...
E ainda tenho de fazer os marcadores de mesa (se tiver energia...). Se conseguir fazer o que quero depois mostro aqui o resultado.
Amanhã o dia é longo, para toda a gente. Tem de começar bem cedo. Recolher encomendas. Fazer comidas. Arrumar a casa e "montar" a sala e as mesas...
E depois disto tudo, à hora do jantar, estar radiosa, arranjada, perfumada e preparada para viver a consoada e o Natal em família.
Aviso já: dia 26 não estou para ninguém! :-)
Árvore de Natal 2009

terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Jeune fille au sapin

Nas pequenas vilas alsacianas há lojas dedicadas só a decorações de natal, abertas todo o ano. Têm coisas lindas e algumas tão delicadas!... E eu, em cada ano, comprei pequenas recordações, mas só este ano é que me lembrei de as ir procurar à casa dos meus pais e de as incluir na decoração da nossa alegre casinha!
Esta menina já está pendurada e lembra-nos que o Natal está quase a chegar! É tempo dos últimos preparativos!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Marcadores de lugares

domingo, 20 de dezembro de 2009
Natal solidário II
O objectivo é fazer a ligação entre os cidadãos que querem ser solidários e as instituições que estão no terreno, a lidar com as situações no dia-a-dia e a ajudar quem mais precisa.
Assim, os CTT fazem a ponte entre cidadãos e instituições através da maior rede de distribuição do país, disponibilizando-a a título gratuito para o efeito. Em todo o país, os cidadãos vão ser convidados a fazer donativos em espécie a quem mais precisa, até 31 de Dezembro de 2009. Ainda vamos a tempo, mesmo depois do Natal!
Para escolher a instituição que quer ajudar e os bens que ela mais precisa pode consultar a lista aqui. As caixas de transporte são disponibilizadas gratuitamente para colocar os bens doados (de vários tamanhos). É só colocar o(s) bem(ns) solicitado(s), escolher a instituição de solidariedade (não é preciso saber a morada) e enviar. Estas caixas de transporte chegarão ao seu destino através da rede de distribuição dos CTT.
Para ajudar, só precisa deslocar-se a uma Estação de Correios. Simples.
Eu no ano passado consegui reunir bens junto dos meus colegas de trabalho e junto de um grupo de amigas e com este pequeno gesto, que não custa nada, conseguimos ajudar 2 instituições.
Se cada um ajudar com pouco, todos juntos ajudamos MUITO!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Natal solidário

Então lembre-se de o entregar até 6 de Janeiro, num dos Pontos de Recolha EDP espalhados pelo país. A EDP está a promover uma campanha de solidariedade a nível nacional que passa pela recolha e distribuição de bens que estão esquecidos a pessoas que são esquecidas.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Dicas para presentes - por um Natal mais pessoal e memorável
Hoje ficam algumas dicas diferentes para um Natal diferente, mais pessoal, mais sentido, solidário e memorável.
Antes de mais os presentes de Natal não precisam de ser necessariamente objectos. Há muitos presentes "de luxo" que não podem ser embrulhados, mas que toda a gente gostaria de receber, como um dia num spa, uma massagem, um jantar, bilhetes para um concerto ou uma peça de teatro... As hipóteses são muitas! Eu já optei muitas vezes por oferecer este tipo de prendas e o feedback das pessoas é muito positivo! São experiências que se recordam sempre.
Hoje em dia há já muitas ofertas no mercado para este tipo de coisa, mas também podemos nós "construir" a ideia.
Numa onda menos consumista mas igualmente pessoal, pensada e dedicada, também se pode optar por oferecer "tempo", que é o bem mais precioso que todos temos. Basta criar um "voucher" a oferecer os nossos serviços para fazer baby-sitting, para ir lavar o carro, para arrumar a casa ou para preparar uma refeição caseira, por exemplo.
Outra hipótese que envolve a nossa energia, criatividade e, claro, tempo, é cozinharmos o presente que vamos dar. Porque não fazer um bolo, biscoitos, frascos de compota ou qualquer outra coisa que sabemos que o nosso amigo/familiar vai gostar e ir lá a casa entregar? Eu também já o fiz e foi uma coisa relembrada vários anos!
E depois podemos optar por um presente mais solidário (talvez os mais importantes), em que oferecemos/doamos em nome da outra pessoa. Por exemplo: apadrinhar um animal do zoo ou uma árvore (há várias iniciativas em vários locais), doar dinheiro para crianças em África, apoiar o microcrédito através da internet (ex. Kiva), apoiando assim pessoas empreendedoras de países em vias de desenvolvimento. Com uma pequena quantia pode mudar-se uma vida.
Acima de tudo lembrem-se que:
- o Natal não precisa de ser uma época consumista. Podemos dar mais gastando menos!
- a intenção é que conta. Um toque pessoal torna qualquer presente mais significativo e memorável.
Frango recheado com castanhas
Mas entretando decidimos que o íamos rechear! Tipo perú de natal. :-) Eu nunca tinha feito recheio nem de frango nem de perú, mas tenho excelentes recordações do recheio do perú de Natal da minha infância.
O marido foi para a net procurar receitas de recheios, fizémos um mix e saiu assim:

As castanhas foi uma ideia posterior a assar o frango e a recheá-lo, porque uma das receitas de recheio levava castanhas e eu pensei que em vez de as pôr no recheio, assava-as no molho (ficaram deliciosas!).
A receita do recheio:
Ingredientes: 1 cebola, 2 alhos, 1 cenoura, 1 lata de cogumelos, sal q.b., vinho branco q.b., 2 colheres de sopa de vinho do Porto, 5-6 fígados de frango, 1 peito de frango cozido e desfiado, azeitonas descaroçadas, noz moscada, 30 g de azeite, 1/4 de chouriço.
Agora na Bimby: colocar a cebola, os alhos e a cenoura e picar uns segundos na velocidade 5. Juntar o azeite 7 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Depois juntar os fígados, o chouriço e o vinho branco 20 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Por fim, juntar o frango, as azeitonas, os cogumelos, o vinho do Porto, a noz moscada e o sal e mais 5 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Reduzir tudo a puré no fim na velocidade 5.
Depois é só rechear o frango e tapar com papel de alumínio para não secar muito enquanto o frango assa convenientemente.
Claro que esta receita para um frango de tamanho normal é demais e sobrou.
Quem não tem bimby facilmente adapta esta receita aos meios tradicionais!
Para temperar o frango, de véspera, usámos uma massa de compra com sal e alho e pusemos pimentão, folha de louro, vinho branco, azeite e margarina líquida. Quanto às castanhas, utilizámos das congeladas mas deixámos descongelar no próprio tabuleiro onde o frango estava a marinar.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
To-do list

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Carta ao Pai Natal
Este ano portámo-nos muito bem nesta alegre casinha. Fizémos as nossas tarefas todas e cumprimos todos os nossos objectivos (a parte do sofá é que bem podias dar uma ajudinha!..)
Mas ao fim de dois anos de casados ainda há algumas coisas que nos fazem falta cá em casa. Por isso vinhamos pedir-te que se pudesses nos trouxesses:
- 1 galheteiro (as garrafas na mesa já não ficam muito bem...)
- 1 caixa para chás
- o resto do faqueiro da cutipol que nos falta
- um suporte para guardanapos
- mais lençois largos para a nossa cama grande
- pelo menos mais uma capa de edredon dava muito jeito
- e atoalhados giros nunca são demais
Como vês não pedimos muito. E a parte do sofá e de uma mesa nova para a televisão nós vamos ver se tratamos disso!
Obrigado Pai Natal! E até breve.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Mum
sábado, 12 de dezembro de 2009
E os postais ficaram...

Onde estavam outros que eu também adoro. Mas que podem esperar que passe a época de Natal para voltar.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Fuga
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
O que a chuva faz
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Por pontos:
- Estamos a 2 semanas do Natal e faltam-me comprar imensos presentes... :( Mesmo tendo começado em Julho!
- Estou farta de centros comerciais, de ver sempre as mesmas coisas, nas mesmas lojas, cheias de gente com febre de consumismo...
- Os dois feriados souberam-me mesmo bem (principalmente o primeiro, em que fiz ponte) mas as 3ª feiras são o dia da minha empregada... Grrr! O que significa que tenho de lhe pagar os dias e limpar eu a casa, se a quero limpa! Felizmente o maridinho ajuda.
- Tenho brincos, colares e pregadeiras para fazer até ao próximo Sábado, para a Feira de Rua de Nova Oeiras e já só tenho 3 dias... Não tenho falta de ideias, mas sim de tempo!
- Já vamos em dia 9 e ainda não plantei as minhas searinhas... Daqui a bocado não crescem a tempo do Natal!
- E ainda não fui ajudar os meus Pais e mana a fazer a árvore de Natal deles (é tradição). Estamos mais atrasados do que em qualquer ano...
- Tenho resmas de trabalho e prazos a cumprir até ao ano que vem! Anda tudo doido!
Posto isto, estou em contagem decrescente para as férias A SEGUIR ao Natal!!! Para efectivamente descansar! ;-)
Postais de Natal



Chegaram os meus postais de Natal!
Agora tenho de ver onde os vou pôr na nossa alegre casinha. Depois mostro.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Bom feriado!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Cómoda de família

Ainda nunca tinha mostrado aqui a cómoda do nosso quarto. Este móvel de família pertenceu aos meus tios-bisavós, a Titi e o tio Jaime, que chegaram a fazer bodas de diamante (75 anos de casados!!!) e morreram com mais de 90 anos.
Foi um prazer quando a filha deles, que é como uma avó para mim, nos ofereceu esta cómoda pelo nosso casamento. Primeiro porque é uma cómoda linda, com gavetões grandes e em excelente estado. E depois porque sou muito sentimental e ligada a estas coisas. Gosto de ter peças com significado. E agrada-me bastante os contrastes entre peças antigas e peças modernas. Por isso acho que esta cómoda fica mesmo bem no nosso quarto, em contraste com o vidro e aço do roupeiro.
Peço desculpa pelo flash da fotografia, mas não consegui tirar nenhuma que ficasse melhor.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Arranjo de Natal
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
*2 anos* na nossa alegre casinha

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Welcome...


Com um pormenor das suas decorações natalícias a nossa alegre casinha dá as boas vindas aos seus visitantes, ao mês de Dezembro e, especialmente, à quadra natalícia!
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
12 euros = sala "nova"
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Sugestões para este fim-de-semana grande
E já que ficamos em casa, com duas vantagens imediatas - não gastar dinheiro e poder, finalmente, enfeitar a casa para o Natal (eu aguentei-me!!!), há que aproveitar bem os 4 dias seguidos sem trabalho!
Como este fim-de-semana em que começa Dezembro está muito concorrido, pois parece que toda a gente se lembrou de fazer/marcar coisas para estes dias, as ofertas são muitas... Ficam algumas sugestões (haveria muitas mais):
- Rastrillo 09 Feira de Solidariedade Novo Futuro, de 27 de Novembro a 01 de Dezembro, Centro de Congressos de Lisboa;
- Stockmarket, 27 a 29 de Novembro, também no Centro de Congressos de Lisboa;
- Assistir à abertuta das luzes da árvore de Natal gigante, 29 de Novembro a partir das 20H, Parque Eduardo VII. E já agora dar um passeio pela cidade para ver as restantes iluminações;
- Casa Decor, até 6 de Dezembro na Praça do Príncipe Real, 19.
E já agora que ainda sobre tempo para: dormir, descansar, passear e namorar!
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Vai-se andando
Com José Pedro Gomes e encenação de António Feio.
Nós vamos ver hoje à noite. A ver se é desta que entendemos de uma vez por todas o que distingue os portugueses! :-)
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Parabéns mana!
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Bon appétit

Décadas mais tarde, em Nova Iorque, Julie Powell (Amy Adams) está em crise: aos 30 anos, sente que não alcançou nenhum dos supostos patamares de realização e que não consegue dar um rumo à sua vida medíocre. Um dia, em casa da sua mãe, depara-se com o famoso livro de Julia Child e, com o total apoio do marido, decide iniciar o projecto Julie/Julia: num ano, vai testar as 524 receitas e publicar o resultado num blogue que se revela um sucesso colossal.
Inspirado no livro autobiográfico de Julie Powell, sobre duas mulheres que, embora separadas no tempo, encontraram na arte culinária uma forma de dar sentido às suas vidas."
Mais uma brilhante actuação de Meryl Streep. Gostei bastante de ver este filme. Para além de ser um livro com "sabor e cheiro", por causa dos cozinhados, foi também um filme com o qual, em certa medida, me identifiquei ...
Aconselho.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
O quarto mágico

A vida pode ser ainda mais doce do que o melhor dos sonhos.
"Terna e com um toque de magia, esta é uma história encantadora sobre a amizade e o amor - e sobre as surpreendentes e mágicas possibilidades que cada novo dia nos reserva. "
de Sarah Addison Allen
Retomei este fim-de-semana a leitura deste livro, que já não lia desde as férias de Verão! Espero que desta vez o leia de uma assentada, como li o outro livro da mesma autora.
E ainda tenho mais um na fila, para ler antes do Pai Natal me trazer mais livros (que já estão na lista!).
domingo, 22 de novembro de 2009
Aproveitamento de espaço
Assim as chávenas ficam em cima e por baixo pomos os pires. Quem diz chávenas diz outras coisas, por exemplo, copos de pé, virados de pernas para o ar. Também dá para a despensa, para pendurar as vassouras e esfregonas...
Eu gostei tanto destes suportes que a minha Mãe me ofereceu um e eu pedi logo outro! :-) Para as 1374 chávenas de café que temos nesta casa...
Próximo episódio da série "Arrumação nos armários de cozinha": como arrumámos as tampas dos tachos!!!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Bolinho de maçã :)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Orquídea

Talvez seja para me alegrar e me ajudar a cumprir o meu compromisso de não começar a espalhar objectos natalícios pela casa! :-P
Esta orquídea linda foi um presente de aniversário. E com ela aproveito para vos desejar uma excelente semana!
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Devagar que tenho pressa
O sonho de toda a gente que sente que os dias voam atrás uns dos outros é ter uma vida mais calma, mais lenta. Desejamos que o tempo passe mais devagar. E é verdade que há sítios onde isso acontece (eu sei).
Mas nós estamos tão embrenhados nesta correria que somos os principais culpados por o tempo voar ainda mais. Temos pressa que tudo passe. Que a semana passe para que chegue o fim-de-semana. Que o mês passe para que chegue o fim do mês (ordenado)! :-) Que o ano passe para que chegue o nosso aniversário, ou as férias de Verão, ou o Natal, ou...
O pior é que quanto mais o tempo passa, mais velhos ficamos. E com isso mais urgência temos de viver, de fazer tudo e de chegar a todo o lado. É um círculo vicioso... Em que não aproveitamos a vida. E os pequenos momentos de felicidade de cada dia, de cada estação. Porque quando estamos a viver um momento já estamos a pensar no seguinte. E nunca estamos satisfeitos, nesta busca constante.
Porque é que hoje me deu para este relambório todo? Porque tenho vindo a pensar na urgência que as pessoas têm que chegue o Natal... Eu incluída! E fico indignada porque é que não vivemos cada época com calma, gozando o melhor que ela nos dá.
À nossa volta já está tudo enfeitado de Natal. Ontem estava no centro comercial e apercebi-me que já passava música de Natal. Mas na correria as pessoas nem se apercebem, vamos ficando imunes a tudo. Somos invadidos por um espírito consumista. Somos bombardeados por publicidade. Manipulados para comprar, possuir, ter.
Eu já comprei várias coisas de Natal (que depois mostro aqui) e ando cheia de vontade de começar a decorar a casa! Mas depois penso: onde é que já se viu?!?! Decorar a casa antes de dia 1 (ou 8) de Dezembro!?!?! :-P
Por isso, fica aqui assumido, neste post, o meu compromisso por esperar pacientemente que passem (lentamente!) as próximas 3 semanas para aí sim, decorar a minha casa para a época natalícia.
Devagar que tenho pressa!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Pelo S. Martinho há sol, castanhas e vinho

sexta-feira, 6 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Sopa por todos os lados
Enquanto esperava pelo maridinho, que chegou tarde, fui pondo a mesa e aquecendo as sopas. Ia eu alegremente de prato da sopa na mão quando, sem eu perceber porquê, o prato voou, bateu na mesa e caíu no chão.......
Conseguem imaginar pior cenário do que este numa sala?!?! Fiquei sem reacção. Sem saber por onde começar. Tinha sopa por todo o lado. As cadeiras, a mesa, o móvel atrás da mesa, o chão, sacos que tinha trazido da rua... A parede escorria sopa. Eu sei lá... Até DENTRO da minha mala havia sopa!!!!
Há dias em que mais vale não nos mexermos.
PS - O prato não se partiu!!!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
"Eles" inventam tudo! ;-)
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
De volta à infância


Neste aniversário apeteceu-me voltar à infância e relembrar os bolos que a minha Mãe me fazia quando eu era pequena - com Smarties!!! :-)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Hora de Inverno
Quando vejo assim noite tão cedo só me apetece sair daqui, enfiar-me em casa, de chinelos e manta (mesmo não estando ainda frio, eu sei, é psicológico) e não fazer mais nada.
A falta de sol deixa-me inactiva e sem energia.
Tenho dito.
>Rute Reimão - Agenda 2010

Quando soube que na revista Pais & Filhos de Novembro vinha uma Agenda de 2010 com as ilustrações dela não pude deixar escapar a oportunidade!
E ainda por cima fui "roubar" a fotografia da própria Rute, no flickr dela. É preciso lata! :-)
A agenda está linda, as ilustrações são todas fantásticas, cheias de emoções. Vai ser um prazer usá-la no novo ano que já não está assim tão longe.
domingo, 25 de outubro de 2009
Reutilizar disquetes

sábado, 24 de outubro de 2009
Calorzinho com cheiro a alfazema

Na semana passada, na feira de Nova Oeiras, a minha "vizinha" de banca, a Ana, ofereceu-me este presente. O que é? Uma almofada recheada de arroz e alfazema. Pomos no micro-ondas 1 minuto e colocamos no pescoço (nas cervicais), para relaxar! Deixei estar por 15 minutos (era o que me faziam na fisioterapia...).
Ana, obrigada!!! É óptimo! Já experimentei e adorei. Relaxa pelo calor e pelo cheirinho bom. E no fim ainda dá para aquecer as mãos, o que já sabe bem neste início de Outono.
Agora da próxima vez vou experimentar na lombar... Sim, porque a idade não perdoa e a minha coluna já não é o que era! :-)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Filetes de pescada no forno
Um dia normal. Um jantar normal - filetes de pescada. Apenas feitos de uma forma diferente, para fugir aos fritos.
Depois de temperados com sal, alho, pimentão e vinho branco, enrolei-os segurando com um palito. Coloquei-os num pirex, com tomate e cebola picados. Reguei com azeite e mais vinho e... forno!
Acompanhados de batatas, que estavam semi-cozidas e depois "esmorradas" antes de ir ao forno(na verdade estavam mais esborrachadas, mas o que conta é a intenção) :)