sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Devagar que tenho pressa

Actualmente vivemos a vida a correr, principalmente nas grandes cidades. E queixamo-nos por isso. Porque não temos tempo para nada, porque não conseguimos tempo para estar com amigos, com família, para fazer um telefonema ou para ir ao ginásio. Hoje em dia o tempo é o nosso bem mais precioso e o nosso recurso mais escasso...

O sonho de toda a gente que sente que os dias voam atrás uns dos outros é ter uma vida mais calma, mais lenta. Desejamos que o tempo passe mais devagar. E é verdade que há sítios onde isso acontece (eu sei).

Mas nós estamos tão embrenhados nesta correria que somos os principais culpados por o tempo voar ainda mais. Temos pressa que tudo passe. Que a semana passe para que chegue o fim-de-semana. Que o mês passe para que chegue o fim do mês (ordenado)! :-) Que o ano passe para que chegue o nosso aniversário, ou as férias de Verão, ou o Natal, ou...

O pior é que quanto mais o tempo passa, mais velhos ficamos. E com isso mais urgência temos de viver, de fazer tudo e de chegar a todo o lado. É um círculo vicioso... Em que não aproveitamos a vida. E os pequenos momentos de felicidade de cada dia, de cada estação. Porque quando estamos a viver um momento já estamos a pensar no seguinte. E nunca estamos satisfeitos, nesta busca constante.

Porque é que hoje me deu para este relambório todo? Porque tenho vindo a pensar na urgência que as pessoas têm que chegue o Natal... Eu incluída! E fico indignada porque é que não vivemos cada época com calma, gozando o melhor que ela nos dá.

À nossa volta já está tudo enfeitado de Natal. Ontem estava no centro comercial e apercebi-me que já passava música de Natal. Mas na correria as pessoas nem se apercebem, vamos ficando imunes a tudo. Somos invadidos por um espírito consumista. Somos bombardeados por publicidade. Manipulados para comprar, possuir, ter.

Eu já comprei várias coisas de Natal (que depois mostro aqui) e ando cheia de vontade de começar a decorar a casa! Mas depois penso: onde é que já se viu?!?! Decorar a casa antes de dia 1 (ou 8) de Dezembro!?!?! :-P

Por isso, fica aqui assumido, neste post, o meu compromisso por esperar pacientemente que passem (lentamente!) as próximas 3 semanas para aí sim, decorar a minha casa para a época natalícia.

Devagar que tenho pressa!

Sem comentários: