quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dicas para presentes - por um Natal mais pessoal e memorável

Ainda andam às voltas com os presentes de Natal??? Eu também! :-) Mas faltam-me muito poucos mesmo.

Hoje ficam algumas dicas diferentes para um Natal diferente, mais pessoal, mais sentido, solidário e memorável.

Antes de mais os presentes de Natal não precisam de ser necessariamente objectos. Há muitos presentes "de luxo" que não podem ser embrulhados, mas que toda a gente gostaria de receber, como um dia num spa, uma massagem, um jantar, bilhetes para um concerto ou uma peça de teatro... As hipóteses são muitas! Eu já optei muitas vezes por oferecer este tipo de prendas e o feedback das pessoas é muito positivo! São experiências que se recordam sempre.

Hoje em dia há já muitas ofertas no mercado para este tipo de coisa, mas também podemos nós "construir" a ideia.

Numa onda menos consumista mas igualmente pessoal, pensada e dedicada, também se pode optar por oferecer "tempo", que é o bem mais precioso que todos temos. Basta criar um "voucher" a oferecer os nossos serviços para fazer baby-sitting, para ir lavar o carro, para arrumar a casa ou para preparar uma refeição caseira, por exemplo.

Outra hipótese que envolve a nossa energia, criatividade e, claro, tempo, é cozinharmos o presente que vamos dar. Porque não fazer um bolo, biscoitos, frascos de compota ou qualquer outra coisa que sabemos que o nosso amigo/familiar vai gostar e ir lá a casa entregar? Eu também já o fiz e foi uma coisa relembrada vários anos!

E depois podemos optar por um presente mais solidário (talvez os mais importantes), em que oferecemos/doamos em nome da outra pessoa. Por exemplo: apadrinhar um animal do zoo ou uma árvore (há várias iniciativas em vários locais), doar dinheiro para crianças em África, apoiar o microcrédito através da internet (ex. Kiva), apoiando assim pessoas empreendedoras de países em vias de desenvolvimento. Com uma pequena quantia pode mudar-se uma vida.


Acima de tudo lembrem-se que:

- o Natal não precisa de ser uma época consumista. Podemos dar mais gastando menos!

- a intenção é que conta. Um toque pessoal torna qualquer presente mais significativo e memorável.

Sem comentários: