quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Frango recheado com castanhas

No primeiro fim-de-semana de Dezembro, já depois de ter a casa enfeitada a rigor para o Natal, eu e o maridinho decidimos fazer um jantar cá em casa. O menu escolhido seria frango assado no forno, coisa simples, mas que nunca tínhamos feito na nossa casinha.

Mas entretando decidimos que o íamos rechear! Tipo perú de natal. :-) Eu nunca tinha feito recheio nem de frango nem de perú, mas tenho excelentes recordações do recheio do perú de Natal da minha infância.

O marido foi para a net procurar receitas de recheios, fizémos um mix e saiu assim:


As castanhas foi uma ideia posterior a assar o frango e a recheá-lo, porque uma das receitas de recheio levava castanhas e eu pensei que em vez de as pôr no recheio, assava-as no molho (ficaram deliciosas!).


A receita do recheio:

Ingredientes: 1 cebola, 2 alhos, 1 cenoura, 1 lata de cogumelos, sal q.b., vinho branco q.b., 2 colheres de sopa de vinho do Porto, 5-6 fígados de frango, 1 peito de frango cozido e desfiado, azeitonas descaroçadas, noz moscada, 30 g de azeite, 1/4 de chouriço.

Agora na Bimby: colocar a cebola, os alhos e a cenoura e picar uns segundos na velocidade 5. Juntar o azeite 7 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Depois juntar os fígados, o chouriço e o vinho branco 20 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Por fim, juntar o frango, as azeitonas, os cogumelos, o vinho do Porto, a noz moscada e o sal e mais 5 minutos, T 100 ºC, velocidade 1. Reduzir tudo a puré no fim na velocidade 5.

Depois é só rechear o frango e tapar com papel de alumínio para não secar muito enquanto o frango assa convenientemente.

Claro que esta receita para um frango de tamanho normal é demais e sobrou.

Quem não tem bimby facilmente adapta esta receita aos meios tradicionais!

Para temperar o frango, de véspera, usámos uma massa de compra com sal e alho e pusemos pimentão, folha de louro, vinho branco, azeite e margarina líquida. Quanto às castanhas, utilizámos das congeladas mas deixámos descongelar no próprio tabuleiro onde o frango estava a marinar.

Sem comentários: