segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fritos de Natal


Este ano perguntei ao meu Avô qual era o seu doce preferido de Natal e ele disse-me que eram as filhoses de formas (na realidade não sei como se chamam!). E deu-me os ferros que tinha lá em casa, antigos, para eu experimentar fazer.
Claro que com a azáfama dos preparativos para o Natal, nem me meti nisso, mas agora estava a pensar experimentar. Bem sei que já passou o Natal, mas ainda não passaram as festas! E ainda é tempo de comer doces de Natal, nem que seja no Ano Novo ou nos Reis.
Por isso... alguém tem por aí alguma receita de sucesso para fazer estes doces? Se tiverem mandem-me, por favor. Obrigada! :-)

1 comentário:

Rose Campana Murari disse...

Olá, vi seu pedido da receita dos filhoses e a encontrei em meus guardados... Não sei se dá para fazer com a forma que você postou a foto, mas penso que se fizer a massa mais mole, dá para esquentar a forma no azeite e mergulhar na massa e fritar.
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
2 ovos
1 cálice de vinho do Porto
uma pitada de sal
Açúcar q.b. para polvilhar depois de frito

Confecção

Amasse 500 g de farinha de trigo com 125 g de manteiga. Junte 2 ovos inteiros e um cálice de vinho do Porto e uma pitada de sal. Pode adicionar a água que entender para melhor amassar.
Estenda a massa com o rolo e recorte as filhós a gosto.
Frite-as em azeite e polvilhe-as com açúcar. Beijos e espero ter lhe ajudado.