segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cortiça

Foi inaugurada em Portugal, já em 2009, a primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça.

As rolhas são obtidas através da campanha de recolha e reciclagem Green Cork, promovida pela Quercus, para serem transformadas em novos produtos de cortiça. Esta campanha decorre há já 6/7 meses e tem tido uma grande participação do público, tendo criado uma nova prática de reciclagem em Portugal. Até agora já foram recolhidas cerca de 5 toneladas de rolhas de cortiça para reciclagem.

Esta iniciativa contribui para a preservação de espécies autóctones, para a divulgação da importância do montado de sobro em matéria de sustentabilidade e ainda para a diminuição das emissões de carbono para a atmosfera, pois evita que as rolhas sejam incineradas ou depositadas em aterros. Vai também permitir o financiamento de parte do programa de conservação e recuperação da floresta autóctone «Cuidar das partes comuns: Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade».

Perdoem-me a deformação profissional, mas acho que o ambiente é um assunto que nos interessa a todos. Se cada um fizer a sua parte estamos todos a contribuir para um mundo mais sustentável.

Sem comentários: