domingo, 30 de dezembro de 2012

Presentes de Natal homemade I

Mais uma vez este a no a maior parte dos presentes foram feitos em casa por nós. E podem crer que dá bastante mais trabalho do que ir a qualquer loja e comprar qualquer presente... Sinto que tem mesmo mais valor. Porque para além de nos termos de lembrar de ideias originais para fazer, temos de as executar, gastando tempo e esforço físico, mas pondo o coração e pensando na pessoa para quem estamos a fazer. Isto é mais Natal.

Para o meu avô este ano colhemos limões no jardim da minha mãe, procurámos uma receita de concentrado de limão, que ele adora (bebe diariamente ao lanche ou sempre que tem sede...), e fizémo-lo em casa. Depois foi comprar uma garrafa apropriada e pronto. Eu provei e digo-vos que quando tiver tempo vou fazer também para nós - ficou mesmo muito bom! :-) Espero que o meu avô também goste.



Fica a ideia e a receita (que retrirei da net), para quem quiser aproveitar:


CONCENTRADO DE LIMÃO (XAROPE)

Ingredientes: 800 g de açúcar pilé (branco), 2,5 dl de água, 2,5 dl de sumo de limão (aproximadamente 6 limões médios), raspa de 2 limões


Espremem-se os limões e junta-se a raspa de 2, numa tigela. Reserva-se.
Num tacho, junta-se a água e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura. Logo após, contam-se 5 minutos exactos. Apaga-se o lume, retira-se o tacho para o lado.
Junta-se o sumo dos limões, mexe-se bem e deita-se num frasco grande ou em vários mais pequenos. Tapa-se e deixa-se arrefecer. Quando frios guardam-se na despensa.

Notas:
- O sumo de limão, não deve ferver, para não neutralizar o valor da vitamina C. Por isso a terceira operação é feita fora do lume.
- Não necessita de frigorífico, mas no Verão pode ser mais agradável.
- Para servir, coloca-se uma ou duas colheres de sopa de xarope num copo de água, mexe-se e já está.
- Os habilidosos, podem decorar com uma folhinha de hortelã aberta até meio, ou uma tirinha de casca de limão, encaixada na beira do copo.
- Pode usar-se para acompanhar Panquecas, enxaropar Bolos, enfeitar Gelados, etc, mas com moderação pois é muito doce, ou não fosse concentrado.

Sem comentários: