quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Duo de batatas assadas

Em casa dos meus pais nunca se comeu batata doce... Sabia vagamente que havia pessoas que a comiam assada e que era tipo castanhas assadas...

A primeira vez que a provei, culinariamente faland,o foi em casa dos pais de uma grande amiga, alentejanos de Santiago do Cacém. E comi-a frita, em palitos, a acompanhar a carne. E que boas que eram. A partir daí começei a estar atenta a este alimento tão português.

Mais tarde, num restaurante em Lisboa, provámos uma sopa de batata doce (de Aljezur!) e beterraba que era uma delícia. Mas só quando a nossa filha começou a introduzir as sopas é que a batata doce começou a entrar regularmente cá em casa. Não é só a L. que gosta de sopa com batata doce. Os papás tambem gostam.

Num dos almoços na cantina, no trabalho, em conversa com as colegas uma sugeriu uma receita que costuma fazer. E eu experimentei! Que fácil, que rápido e que bom que fica!!!



Cortam-se batatas normais e batatas doces em cubos (pequenos para assarem rápido), colocam-se num pirex, temperam-se com sal, alho e azeite e vai ao forno. Fui mexendo de vez em quando para assarem uniformemente e para as de baixo não se pegarem.

Um acompanhamento diferente, para variar nas refeições do dia-a-dia. A mistura de sabores entre as batatas normais e as doces fica muito boa. E é uma boa alternativa a comer batatas fritas, que não faço em casa!

2 comentários:

buebau disse...

E nem de propósito, dessa mesma conversa resultou o meu jantar de ontem. Pescada com broa. Muito boa!

buebau disse...

Estou neste momento a fazer!
para acompanhar uns peitos de frango com cerveja e sopa de cebola :)