sábado, 12 de novembro de 2011

Alheiras assadas

As alheiras no ínicio do processo de assadura (a de trás já se previa que ia rebentar...)

A minha família paterna é transmontana e por isso os enchidos e, especialmente as alheiras, sempre foram uma constante na minha vida e na alimentação da minha casa. Embora nos últimos anos tenhamos tentado comer cada vez menos produtos de fumeiro, por uma questão de saúde... Na nossa casinha comemos muito poucas vezes, mas na última ida ao supermercado apeteceu-me comprar para uma refeição.

Só que nós não cozinhamos as alheiras como se faz no resto do país, ou em Lisboa, pelo menos. À moda transmontana as alheiras assam-se, não se fritam em óleo. Até porque assando a gordura excedente sai e fritando-se não só não sai como ainda se está a colocar mais gordura no alimento.

A forma como os meus pais sempre as assaram foi limpando-as, picando-as com uma agulha (para sair a gordura sem rebentarem) e colocando no forno num tabuleiro anti-aderente. Quem nunca comeu assim, experimente! Ficam óptimas!

PS - Resolvi partilhar aqui uma recordação de infância de que me lembrei à pouco tempo e que me fez fartar de rir com o meu marido e os meus pais!!! Para mim, ao contrário de muitas outras crianças, a palavra "alheira" fazia todo o sentido e fazia parte do léxico de minha casa. Por isso, quando chegou a altura, na escola primária (por volta dos 6 anos, de aprender os 10 Mandamentos o 10º Mandamento para mim, durante muito tempo era "Não cobiçar as coisas alheiras"!!!!!! lol As crianças têm cada coisa...

Sem comentários: