quarta-feira, 25 de maio de 2011

Combate ao colesterol

Antes de engravidar andava com problemas de colesterol e triglicéridos altos. Cheguei a tomar medicação, a ter alguns cuidados com a alimentação e a consumir alguns produtos específicos que existem no mercado, como o leite e os iogurtes especiais para redução do colesterol. Realmente os valores desceram um bocadinho, mas continuaram acima dos limites.

Depois, como pensava engravidar, deixei de tomar remédios e não me voltei a preocupar muito com este assunto. O médico disse-me que depois voltasse lá para retomarmos o tratamento... Mas o que é facto é que agora, mais de 5 meses depois da minha filhota nascer fiz análises e os valores estão todos bons, abaixo dos limites recomedados! Foi um dos (muitos) presentes que a minha filha trouxe com ela!!!

E a que se deve esta descida? A uma alteração completa dos meus hábitos alimentares, provocada pela gravidez e amamentação. Inicialmente por causa dos enjoos, começei a não ter fome, mas ao mesmo tempo a ter de comer de 2 em 2h para minimizar os enjoos. Enjoos esses que se prolongaram até aos 6 meses, numa base permanente, e até ao final, numa base mais esporádica. E que foram responsáveis, numa primeira fase, por perda de peso e, depois, pela manutenção, até aos 9 meses, do peso que tinha antes de engravidar. E também porque, quando grávida, uma pessoa toma muito maior consciência daquilo que come, do que pode e não pode comer, do que poderá fazer mal ao bebé e também dos nutrientes que lhe poderão fazer falta. E foi assim, por tudo isto junto, que deixei de comer chocolates e doces em geral, passei a comer muito mais fruta, leite, peixe e fibras. Passei a fazer várias refeições por dia, comendo em pouca quantidade de cada vez. E passei a beber muita água.

Depois com a amamentação vieram ainda mais restrições alimentares, principalmente por causa das cólicas do bebé. E veio uma enorme necessidade de beber líquidos. Como já bebia muita água passei a ter o hábito de fazer um bule de chá por dia que ia bebendo ao longo de todo o dia.

E foi assim que já perdi + de 15 kg desde antes de engravidar. E foi assim que desapareceram o colesterol e os triglicéridos!

A juntar a isto alguns hábitos que se alteraram na nossa alegre casinha: consumimos muito mais becel do que manteiga (embora não prescinda da manteiga). Passámos a usar natas de soja, pois não notamos a diferença no resultado final. E em algumas receitas nem sequer usamos estas natas mais sim iogurtes naturais (caseiros, desde que temos a nossa iogurteira). Experimentem fazer uma quiche e em vez de natas pôr iogurte natural, fica excelente!

Sem comentários: