segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Draft dodger (ou, simplesmente, rolos para as janelas)

Lembram-se do último Work in progress (WIP)? Aqui está! Mas ainda só tenho o 1º rolo para a janela funcional, porque subdimensionei a areia (para gato) que comprei para os encher! Em vez de encher três rolos só deu para um... Os rolos são muito grandes...


Esta história começou porque nós comprámos uma casa ainda com janelas de madeira, em bom estado, que optámos apenas por pintar de branco, uma vez que estão protegidas da rua pela marquise e por isso não vimos necessidade de pôr janelas novas.

Só que a marquise foi um engano. Essa é que precisava de ser mudada... Já é antiga, já não há peças para fazer a manutenção daquilo (borrachas novas, rodízios...) e, por isso, há muitas fendas e entra bastante frio. Frio esse que, no Inverno, entra por baixo das portas e janelas de madeira da sala e do quarto...

Desde o primeiro Inverno que andávamos à procura de rolos já feitos (que eu me lembrava muito bem da minha avó usar), mas parece que entraram em desuso. Os únicos que encontrei eram muito feios, com tecidos de má qualidade e acabamentos muito maus. Então este ano acabei por decidir fazê-los.

Quando pensei em tecidos, primeiro pensei em pintinhas, risquinhas, qualquer coisa assim animada, mas depois achei melhor optar por um tecido mais sóbrio. Optei pela bombazine, porque achei que, dentro do que é, dava um ar minimamente sofisticado e quente à sala.

As janelas medem 1,2 m, comprei 60 cm de tecido para cada 2 rolos e fiz uso da largura do tecido. Fiz os rolos com 20 cm de diâmetro (podiam ter ficado ligeiramente mais pequenos...), pedi à minha empregada que cosesse, enchi de areia de gato (que vem esterilizada) e... voilá! :)

Agora espero aumentar o conforto térmico da casa e poupar na factura da EDP.


Há vários sítios na net onde explicam como fazer estes rolos, com vários tipos de enchimento, como estes, por exemplo:


http://www.wikihow.com/Make-a-Draft-Dodger

http://www.marthastewart.com/article/draft-dodger

http://greenupgrader.com/9161/save-some-energy-this-winter-with-a-draft-dodger/

1 comentário:

Sandra de Sá disse...

Também tenho de fazer o mesmo, porque noto isso também, mas agora só quando estiver melhor da TVP.