terça-feira, 14 de abril de 2009

A casa perfeita não existe!

Quando se decide comprar uma casa define-se mentalmente, logo à partida, uma série de critérios a que a escolha tem de obedecer. E eu, exigente como só eu, não fui excepção! :)

Duas frentes. Orientação solar nascente-poente. Chão de madeira. WC e cozinha minimamente bonitos. Entrada do prédio aceitável. Vista desafogada. Comércio local. Etc, etc..

Mas o problema é que, por mais que outras pessoas nos digam coisas e nos aconselhem, só quem está a passar pelo processo é que consegue entender que não vale a pena ser muito exigente, ou pelo menos que há algumas exigências que vão tendo de ser deixadas para trás. Tal como também fica para trás alguma inocência e alguns sonhos...

Começámos a ver casas só por ver, sem pressas, e já nessa fase vimos dezenas (perdi-lhes a conta...). Muitas feias, algumas giras, poucas para o nosso bolso, raras as que preenchiam os critérios exigentes de compradores de "1ª volta"!

E esta primeira fase acabou connosco um bocado estafados e muito fartos de ver tantas casas. Já nem nos lembrávamos das características de cada uma e, principalmente eu, já estava bastante enjoada de tantas casas. Já todas me pareciam horrorosas e não me conseguia ver a viver em nenhuma.

Passados uns meses de descanso, voltámos à carga, mas desta vez com mais urgência (precisávamos da casa em 9/10 meses).

Muitos sites vistos. Muitos telefonemas de e para imobiliárias. Mais algumas dezenas de casas visitadas... E encontrámos um mini apartamento na zona que queríamos, que tinha a vantagem de ser novo e dar para o nosso orçamento. Tinha muitos contras, não correspondia a uma série de critérios, mas era novinha, pronta a estrear. Avançámos! Papel para cá, banco para lá, reserva feita... as coisas não correram bem com a "máfia" imobiliária e ainda bem que não tínhamos chegado a assinar o contrato de promessa de compra e venda. O negócio ficou sem efeito (e visto agora, ainda bem!), mas fez-nos perder muito tempo.

Tivémos de recomeçar a procura. Entretanto era Verão. Como os dias eram mais compridos. aproveitávamos os finais de tarde, depois de sair do trabalho, para vermos uma média de 2 casas por dia. E às vezes também aos sábados, de manhã e de tarde. Foi uma altura um bocado cansativa... ainda por cima porque ver casas não era a única coisa que tínhamos para fazer, uma vez que estávamos a organizar um casamento, com todo o trabalho e tempo que isso implica e que tem de ser feito também aos finais de tarde e sábados...

Mas enfim, em inícios de Agosto encontrámos finalmente esta casinha, embora não tivesse sido uma decisão tomada rapidamente... Nem todos os requisitos eram cumpridos, mais uma vez... E a casa precisava de obras para ficar ao nosso gosto. Mas pela 1ª vez achámos que compensava o trabalho que ia dar, pois conseguíamos imaginar o resultado final.

Com isto tudo, lamento desiludir quem ainda não aprendeu esta "lição" de vida: não há casas perfeitas! ;)

O principal objectivo é pois encontrar aquela que mais se aproxima desse conceito em cada fase das nossas vidas. E esta nossa primeira casinha foi isso mesmo...

A escolha de uma casa pode ser um processo difícil, pode não ser um "amor à primeira vista", mas uma vez que é nossa vamo-nos apaixonando por ela a cada dia que passa!

Sem comentários: