quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tomar - Cidade do coração

Tomar é a minha "cidade do coração", como já o referi aqui no blog. Era a cidade da minha avó materna e, para além de ser um cidade histórica, rica em património e... linda, sempre significou para mim momentos felizes. Momentos de reunião familiar. De recordações bonitas.

E para tudo isto contribui a casa em que a minha avó Helena nasceu e viveu até casar, e que ainda hoje é mantida pelo meu avô. Uma casa classificada como património arquitectónico, mandada construir pelo avô da minha avó, em frente da qual muitos turistas param a tirar fotografias. Uma casa grande, onde é possível reunirmo-nos todos (agora já não todos, pelo menos a dormir, com a família cada vez maior).


E porque é que hoje é que me deu para estas recordações?!?! Porque é Outono, época em que a cidade é tão bonita. Porque é Outubro, mês da Feira de Sta. Iria ou Feira das passas. E porque não vou conseguir lá ir... Com muita pena minha. Lembro-me tão bem de irmos a Tomar sempre por esta altura, de passear na feira com os meus pais e os meus avós, de comprar colares de pinhões, castanhas assadas, os primeiros marmelos no ano, para a marmelada, amêndoas, nozes...

Esta feira realiza-se há 382 anos, por ordem do Rei D. Filipe III de Portugal, o que faz dela um dos mais antigos certames ainda a ser cumprido em Portugal. Ver mais aqui.

Quem estiver por perto, há festa na cidade até 26 de Outubro. Comam uma castanhita por mim! :-)

Sem comentários: