quinta-feira, 18 de março de 2010

Nova vida aos naperons

Menina que se preze não casa sem ter no seu enxoval uma mão cheia de naperons feitos (ou comprados) com todo o esmero e carinho pelas avós e tias-avós!... Mas o que é facto é que, actualmente, já não se usam os naperons como se usavam antigamente, no tempo das nossas avós e mães... Ele era em cima das mesinhas de cabeçeira, na cómoda, na mesa de jantar, em cima do fogão e até em cima da TV (esta última versão agora é mais difícil com os LCD, felizmente!).

Falando no meu caso, o meu enxoval vinha composto por várias destas peças, de todos os tamanhos, feitios e géneros (croché, bilros, etc) que estão numa gaveta sem utilidade. E é por isso que acho graça quando encontro novas formas bonitas e originais de utilizar e dar vida aos tradicionais naperons do tempo das nossas avós! Que têm muito valor pelo trabalho, cada vez mais raro, pelo valor estimativo, pela recordação.

Na Internet e em revistas de decoração encontram-se já muitas formas de reutilizar os ditos. Por exemplo no Country Living ensinam como transformar naperons em abat-jours, em caminhos de mesa (runners), em jarras os cestos.

Ficam alguns exemplos que encontrei. Podem aplicar-se em almofadas, como estes aqui (tem explicação).




No site Portuguese vintage também se podem encontrar algumas utilizações de naperons, como estas:






Também podem ser emoldurados (como estes, por exemplo) ou aplicados em vestidos...

As possibilidades são infinitas. É só pôr a imaginação a funcionar. Depois desta pesquisa e de ver várias ideias originais, vou de certeza olhar para a minha colecção de naperons de maneira diferente, pensando no seu enorme potencial.

1 comentário:

Fio de Algodão disse...

Boa ideia!
Gosto de dar nova vida a coisas velhas postas de lado.

bjhos Paula