quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Hoje, com o Dia de Reis, acaba-se a época Natalícia. É ainda um dia de festa, come-se bolo rei, abre-se a romã e cumpre-se a tradição, de que já falei aqui no ano passado.

Ilustração de Júlio Resende

Significado e origem dos Reis Magos:

Após o nascimento de Jesus, surgiram os Reis Magos vindos do Oriente, que o visitaram em Belém guiados por uma estrela a 6 de Janeiro. A denominação de «Mago», tem conotação de sapiência entre os Orientais. Não há informação de quantos seriam nem dos seus nomes, existem apenas suposições e algumas pinturas dos primeiros séculos, aparecendo dois, quatro e doze «Magos». Pelo número de presentes deduziu-se quantos seriam, pois ofereceram três prendas - ouro, incenso e mirra. As prendas também têm uma simbologia: o ouro era somente oferecido a Reis, perfazendo a sua nobreza; o incenso representa a divindade e a mirra simboliza Jesus como Homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida. Os nomes Baltazar, Belchior e Gaspar terão sido atribuídos para representarem todas as raças conhecidas até à data, simbolizando a homenagem de todos os Homens da Terra a Jesus (Baltazar representa a raça africana, Belchior a raça europeia e Gaspar a raça asiática).



É altura de arrumar as decorações (cá em casa só no fim-de-semana...). E reorganizar a casa, que parece sempre vazia depois de se retirarem os enfeites e, especialmente, a árvore de Natal que nos enche a sala por mais de um mês...



Desde o solstício de Inverno que já se notam os dias a ficar maiores. A minha energia começa a voltar! :-) Já aguardo pela Primavera! E começo a contagem decrescente para o Verão!!!

Sem comentários: