
Uma família. Uma casa. Rotinas. Pormenores. Uma espécie de diário. Um blog simples.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
domingo, 28 de dezembro de 2008
Celebrar
Depois do Natal...
Espero que o Natal de todos os leitores deste blog tenha sido muito alegre e luminoso, tal como os dias que antecederam o dia cinzento e chuvoso de hoje.
E acima de tudo desejo que a luz e o espírito do Natal se prolongue por todo o ano!
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
O jantar de ontem foi assim...

Preparação:
Tempere os lombos de porco com sal e pimenta. Derreta a Vaqueiro Alho numa frigideira larga com tampa. Introduza a carne e deixe alourar de todos os lados. Descasque a cebola, corte-a em meias luas finas e junte à carne. Tape e deixe cozinhar sobre lume moderado. Quando a cebola começar a dourar, refresque a carne com o vinho branco e deixe cozinhar até estar tenra. Entretanto, tire a côdea às fatias de broa e esfarele o miolo muito bem com as mãos ou na picadora. Junte as azeitonas descaroçadas finamente picadas e perfume a gosto com coentros picados. Ligue o grelhador do forno. Espalhe a pasta de azeitona e broa sobre os lombos de porco e leve ao forno por breves minutos só para gratinar um pouco a crosta.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Searinhas
É uma tradição algarvia e nós adoptámo-la desde o 1º Natal nesta casinha.

A presença das searinhas no Presépio é compreendida pelo povo como uma bênção. São colocadas para o Menino Jesus abençoar as famílias e para "dar muito pão às sementeiras".
O processo é muito simples: colocam-se alguns grãos de trigo em pequenos recipientes de louça ou de barro com algodão levemente humedecido com água e espera-se que germinem, até darem origem a pequenas searas.
Na Noite de Natal as searinhas devem ser colocadas junto ao presépio para que nunca falte pão em casa e na mesa.
Correria

terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Frigorífico natalício


domingo, 7 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
O comboio do Natal

Pormenores de Natal da minha infância
domingo, 30 de novembro de 2008
Cá em casa já é Natal!
Fizémos a árvore ontem de madrugada, bem tarde, ao som da chuva e de música de Natal.
E já passou um ano... Já é o segundo Natal nesta casinha. O tempo voa, mas os bons momentos repetem-se, e isso é que importa!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O sorriso das estrelas
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
"Mimos" de Natal

Ideias inspiradas
O meu herói chegou!


quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Pormenor natalício?

Uma adivinha :p
sábado, 1 de novembro de 2008
2000
"A minha alegre casinha" não passa de um blog simples de pessoas simples, que acham que a vida deve ser aproveitada ao máximo e que não se devem desvalorizar os pequenos pormenores, pois são eles que dão colorido à nossa vida.
domingo, 26 de outubro de 2008
Pormenor ecológico
terça-feira, 21 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
domingo, 19 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Não quero acreditar!
A tradição já não é o que era!!!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Comidinhas II

Ir ao minho e não comer um pudim Abade de Priscos é uma heresia! :)
Este estava maravilhoso, num restaurante que também recomendo, perdido no meio do Parque Nacional da Peneda-Gerês - O Abocanhado.
Já fiz várias vezes esta receita, que aqui deixo:
Ingredientes: 500 g açucar; 0,5 l água; 50 g toucinho fresco; 15 gemas de ovo; 1 limão; 1 pau de canela; 1 cálice de vinho do Porto; 200 g de açucar para o caramelo.
Barra-se a forma com o caramelo. Num tacho, leva-se ao lume o açucar com a água, uma tira de casca de limão cortada fininha, o pau de canela e o toucinho cortado às tiras. Ferve até obter ponto de fio. Retira-se do lume, passa-se por um passador de rede e deixa-se arrefecer. Juntam-se as gemas cortadas com uma faca e misturadas com o vinho do Porto. Deita-se o preparado na forma e coze em banho-maria em forno muito quente. Só se desenforma morno.
domingo, 12 de outubro de 2008
Comidinhas I
Lua-de-Mel n.º 2

Começámos por Tomar, a minha cidade do "coração" e adoptada pelo maridinho.

Depois fomos a Fátima e daí até ao Minho, primeiro pelo litoral (Viana do Castelo, Caminha, Moledo, Valença do Minho), já que diz o povo que "quem não conhece Viana, não conhece Portugal"! O hotel era espectacular, mesmo em frente ao mar, na praia do Norte.


Depois parámos em Melgaço, num hotel liiindo mesmo à beirinha do Rio Minho. Silêncio absoluto, só o murmúrio do rio...

Em Melgaço entrámos no Parque Nacional da Peneda-Gerês que eu não conhecia e era o nosso objectivo. O contacto com a natureza, as paisagens magníficas, o Portugal rural e muito distante da realidade que se vive nos centros urbanos onde nos movimentamos todos os dias e que nos cansa tanto, às vezes sem darmos por isso...

Vimos retemperados, mas queríamos mais!!!