segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aproveitamento de arroz

Eu sempre adorei arroz de bacalhau! A minha filhota gostava e o meu marido nunca gostou, mas comia... Um dia destes fiz arroz de bacalhau.A L. não gostou e o marido nem lhe tocou... Resultado: um tacho de arroz de sobra...

Começei a pensar o que fazer com ele... Ainda me lembrei de fazer uma tomatada, pôr por cima e levar ao forno... Mas não me agradou. E de repente lembrei-me dos pastéis de arroz da Rosa, um dos sabores da minha infância, daqueles que dificilmente voltamos a provar, como este.



Nunca tinha feito (nem visto fazer) pastéis de arroz, mas fiz aquilo que costumo fazer muitas vezes: pesquiso várias receitas na net e depois faço a minha própria receita!

Aos cerca de 800 g de arroz de bacalhau juntei queijo ralado a olho e 4 ovos batidos (talvez podessem ter sido só 3...). O arroz já tinha salsa, senão teria juntado também. Moldei a mistura do arroz com o auxílio de 2 colheres de sopa, como se faz aos pastéis de bacalhau e fritei em óleo bem quente. A Rosa fazia em formato de bolinhas e disseram-me que também se pode fazer género hamburguer...

Acompanhei com molho de tomate e manjericão que tinha no meu congelador, igual a este, e salada de tomate.

Ficaram deliciosos! A repetir sem dúvida alguma.

No mesmo dia, e aproveitando que estava com a mão nos fritos, fiz mais um petisco que me saiu muito bem. E que também faz parte das minhas memórias mais antigas - peixinhos da horta. Conto-vos tudo noutro post.

2 comentários:

Sol de Dezembro disse...

Nunca provei!
Parece muito bem ;)

PL disse...

Parece e sabe!!! ;)
Beijocas