segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Na moda


Este ano o meu bolo foi assim!... :) Embora não tenha sido planeado e tenha sido comprado a correr (privilegiando a frescura do bolo), não podia estar mais adequado! Primeiro porque os Smurfs estão na ordem do dia e depois porque têm tudo a ver com a minha infância!!! E não há recordações melhores dos dias e festas de aniversário do que as da nossa infância, pois não?!

Eu tinha tantos estrumpfes - para mim vão chamar-se sempre assim! - quando era miúda! Tinha uma daquelas casinhas de madeira na parede com a minha colecção toda. O estrumpfe cozinheiro, o estrumpfe pintor... Quem é que não tinha destas casinhas na parede do quarto?! Era tão anos 80! :-)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jardim de aromáticas na cozinha


Depois de algumas tentativas falhadas tanto na varanda, ao ar livre, como na marquise fechada, agora uma nova tentativa - desta vez em cima do frigorífico! Desta forma toda a gente pode ter uma "hortinha" de cheiros em casa.

Fui ao viveiro e desta vez vou tentar com salsa e coentros, cebolinho e manjericão. Este último de uma espécie diferente das que já tentei - é arroxeado (encontrei info aqui).

Vamos lá ver como corre a experiência e quanto tempo duram até morrerem todas! Eheheh Mas no entretanto o melhor é começar a usar.

Ontem o jantar foi assim:

Peitinhos de frango com cogumelos e coentros

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobremesa outonal

Prontas a ir assar

Em dias de Outono, principalmente como os desta semana, mais cinzentões, frios e chuvosos, começa a apetecer comidas diferentes. Mais quentes, mais substanciais. E também cai sempre bem um docinho no final da refeição!... Mas para o bem da nossa linha, há que optar por soluções que "enganem" esses apetites!!! E maçãs assadas são uma dessas soluções. Principalmente feitas assim, com marmelada (outro sabor de Outono). Até casar nunca tinha comido assim, foi o maridinho que me ensinou, mas que fica bom fica!

Outras sobremesas que gosto nesta época do ano: requeijão com doce de abóbora e marmelada com nozes. Hmmm! :-P

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Localização improvável


Quando vi esta cena sorri e pensei: tenho de fotografar isto! O Sr. Pinguim foi parar à minha colecção de Santo Antónios vá-se lá saber como e porquê! Até posso ter sido eu a pô-lo lá, sei lá! Já não digo nada, que isto do cansaço e da privação de sono fazem as pessoas fazer coisas estranhas!...


Já a D. Joaninha no meu vaso deve ter sido um dos ataques da L. na cadeira de comer, quando voa tudo o que está no tabuleiro! :-)

domingo, 23 de outubro de 2011

Lanche caseiro em dia de chuva

Num domingo de chuva como o de hoje, em que dissémos adeus às temperaturas quentes e aos dias bonitos, apetece um lanche quentinho.

Café com leite e croissant com fiambre prensado na tostadeira

Aprovam? :)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Being a Mum it's the coolest thing ever!

Ai pois é! Sem dúvida nenhuma!

A minha filhota tem-me dado e ensinado mais a mim do que eu a ela. Adoro-te L.!

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vida conjugal


A vida conjugal tem sempre alguns "q's". Não vos acontece? É sempre preciso muita tolerância, respeito e paciência para as "coisas" de parte a parte. Com o tempo vamo-nos adaptando, encaixando, melhorando a convivência. Há coisas que já nem vemos, hábitos que nos faziam impressão e que agora já adoptámos como nossos... 

Mas há sempre aquele hábito que permanece e que tem o condão de nos irritar! ;-) Como é o caso de descalçar os chinelos à porta do quarto, mesmo no MEIO do caminho!!! E não há forma de nos entendermos com este pequeno pormenor!!! O maridinho continua a deixar os chinelos na passagem e eu continuo a tropeçar neles e a irritar-me! lol

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1º TPC

Esta semana a professora mandou o 1º TPC da nossa filhota! Sim, tão pequena e já traz trabalhos para casa, para fazer com os papás! O papá deu apoio moral e a mamã executou. No fim mostrámos à pipoca e estivémos a ensinar-lhe onde eram os olhos, o nariz e a boca, com as mesmas canções que aprendem na escola - que era o objectivo.

Na "sala de aquisição de marcha" esta semana andaram a aprender o corpo humano, mais especificamente a cara! E ela salta de contentamento quando eu lhe canto as canções, porque as reconhece da escola! E passa o tempo a enfiar-me o dedo na boca (para mostrar os conhecimentos adquiridos, claro!). É muito giro ver o desenvolvimento de uma criança. E embora me custe muito que ela tão pequenina já tenha de ir para a escola, tenho de admitir que se nota muito no desenvolvimento dela!


Ninguém me tinha era avisado que depois de sermos mães (pais) o tempo voa ainda mais rápido. Ainda há 1 ano atrás estava aqui sentada neste sofá onde estou agora com um barrigão enooorme e agora tenho uma filha "crescida" que gatinha pela casa toda e traz trabalhos para casa! :)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tia prendada


Tenho uma família de gente prendada para trabalhos manuais. As minhas bisavós, avós e tias-avós eram/são pessoas habilidosas e com muito bom gosto. Tenho peças muito bonitas no meu enxoval, que estimo muito principalmente por terem sido feitas por quem foram.

Tive foi um problema: quando casámos e escolhemos a cama nem nos lembrámos dos tamanhos standard dos colchões e dos lençóis (um "pequeno" pormenor!...) e por isso há uma série de conjuntos de cama que não uso (mas guardo religiosamente!), pelo que acabei por ficar com pouca roupa de cama. Então, a minha Tia Teresa tem-me feito algumas peças que, não só me dão muito jeito, como me enchem de orgulho quando acabo de fazer a cama de lavado e olho para o trabalho que foi feito exclusivamente para mim, com muito carinho! Dá ainda mais vontade de me deitar nestes lençóis.

É uma pena é que este tipo de trabalhos, de tradição, vá parar na geração da minha tia-avó, pois nem a minha mãe e tias, nem eu, a minha irmã ou as minhas primas sabemos ou temos qualquer habilidade para estes trabalhos tão bem feitinhos!

sábado, 15 de outubro de 2011

De volta ao tempo das marmitas

Esta semana que passou consegui levar duas vezes almoço de casa para o trabalho! Estou para começar esta rotina há meses, mas finalmente tornei-me competente e 2 em 5 dias já não foi mau! :-)

Neste cenário de crise, com as medidas para o orçamento do Estado 2012 apresentadas esta semana, as coisas vão "apertar" e, por isso, tudo aquilo em que se puder cortar são ganhos!

 Imagem retirada da Internet

Então, como sei que não sou única nesta batalha, e que o que custa mais ainda é a imaginação, vou começar a partilhar aqui as minhas ideias de almoços para levar para o trabalho. No meu caso, enquanto não me aventurar a ir para a fila do microondas (literalmente), os meus almoços vão ter de ser frios.

Ementa desta semana:

- Quiche de frango, tomate e cogumelos (do jantar da véspera) com salada de tomate (temperada só com sal e oregãos, para não se estragar até à hora do almoço), um suminho de palhinha e uma pêra.

- Salada russa com peixe e maionese, garrafinha de água e uma barrinha de chocolate para sobremesa.

Para além disto levo todos os dias água e lanche - bolachas, leite/iogurte, fruta (vou variando!).

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em pouco espaço


Actualmente faz-nos tanta falta um escritório, ou em alternativa, um local de trabalho na nossa casinha... Para desimpedir a mesa de jantar e para podermos ter as nossas coisas mais organizadas. É um assunto a pensar, mas para isso é preciso puxar muito pela imaginação para decidir onde colocar e o quê.

Fica este exemplo como inspiração, que adorei! Pena é não ter nenhum canto destes "aproveitável".

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Para todos os gostos


O que se lê cá em casa, no momento! Da esquerda para a direita, o marido, eu e a pipoca, respectivamente.

A nossa L. anda vidrada nos cães. Já sabe dizer "é o cão"! A vovó L. tem-lhe dado uma série de livros novos, pois ela adora livros, entre os quais este que faz um barulho do cão a ladrar, que é um dos preferidos. Os vizinhos até já devem pensar que temos um novo elemento canino em casa! ;)

Quanto a mim, depois do livro que li em Agosto, consegui agora voltar a pegar noutro livro, que estava à espera há 11 meses. Nos pouco momentos que tenho livres, tenho optado por não ver televisão para conseguir dar alguma prioridade a este meu gosto pela leitura que anda muito desprezado. E tem-me sabido muito bem!

"O feitiço da lua", da mesma autora deste e deste, é um livro que se lê muito bem e que apetece sempre ir ler mais um bocadinho.